Prótese
É chamado de Prótese tudo que é feito para substituir dentes perdidos. Existem as próteses convencionais que se dividem em fixas, removíveis ou totais, dependendo do numero de dentes perdidos.
Embora leve algum tempo para que a pessoa consiga se habituar a utilizá-las e apesar de não serem exatamente iguais aos dentes originais, atualmente elas oferecem uma aparência mais natural e maior conforto quando comparadas àquelas de alguns anos atrás.
As mais modernas e eficientes são as próteses sobre implantes que:
- Não sobrecarregam os dentes remanescentes;
- Fixam-se com maior facilidade;
- Proporciona melhor estética.
Existem dois tipos principais de próteses: totais (dentaduras) ou parciais, podendo ser fixas ou removíveis.
Prótese Total Convencional (dentadura)
No caso de próteses totais, uma base acrílica da cor da mucosa bucal se apoia sobre a gengiva. A base da prótese superior cobre todo o palato (céu da boca), enquanto a prótese inferior é confeccionada em formato de “U”, a fim de permitir espaço livre para acomodar a língua. A prótese total convencional é colocada na boca do paciente depois que os dentes remanescentes foram extraídos e os tecidos cicatrizarem.
Prótese Parcial Removível
A prótese parcial removível consiste em uma estrutura metálica que se apoia nos dentes naturais e rebordo (osso e tecido). Algumas vezes, são colocadas coroas sobre alguns dos dentes naturais e que servem como apoios para a prótese. Essas próteses devem estar bem ajustadas em todos os tecidos e não deve causar lesões em sua boca. Próteses parciais removíveis oferecem uma alternativa móvel para as pontes e é possível conseguir boa estética e função e com essa modalidade protética.
Vantagens e Benefícios
Substituir dentes ausentes ajuda a melhorar a aparência e o sorriso. Sem o suporte da prótese dentária, os músculos faciais ficam flácidos, fazendo com que a pessoa aparente ser mais velha. Além disso, próteses auxiliarão na alimentação e fala mais confortável do paciente.
Coisas que as pessoas geralmente não dão valor até que percam seus dentes naturais.
Cuidados
É recomendável no cuidado da prótese:
- Que a higienização das próteses seja feita pós-refeições. Escová-la diariamente para remover os resíduos de alimentos e a placa bacteriana, bem como evitar que fique manchada;
- Ao manuseá-la, coloque-a sobre uma toalha dobrada ou um recipiente com água. As próteses são delicadas e podem se quebrar se sofrerem uma queda;
- Não deixá-la ressecar. Coloque-a em uma solução de limpeza própria para próteses ou em água pura quando não a estiver usando. Nunca use água quente, pois esta pode deformá-la;
- Visite o dentista no caso de a prótese quebrar, lascar, rachar ou ficar solta. Não fique tentado a ajustá-la.
Tempo de duração do tratamento
Para confecção da prótese (total ou parcial) se faz necessário, primeiramente, a visita ao dentista. A preparação leva em torno de 3 semanas.
Ou seja, o tratamento completo leva em torno de 4 visitas semanais ao dentista, que totaliza 1 mês de duração.